Olá, professores (as)!
Bem-vindo ao Curso Elaboração de Projetos!
Bem-vindo ao Curso Elaboração de Projetos!
O Curso tem como proposta propiciar aos
multiplicadores do ProInfo, gestores e professores de escolas o aprofundamento
teórico sobre o conceito de projeto e suas especificidades no contexto escolar,
bem como a articulação das práticas pedagógicas baseadas em projetos de
trabalho com aspectos relacionados ao currículo e à convergência de mídias e
tecnologias de educação existentes na escola. A estrutura curricular do curso
de 40h, apresenta-se constituída em três eixos conceituais – Projeto, Currículo
e Tecnologias –, que se integram com a prática pedagógica durante a realização
das atividades propostas ao longo do curso.
ORIENTAÇÕES PARA CADASTRO NO E-PROINFO
Cadastro e-proinfo:
Mechendo no E-proinfo:
VÍDEO AULA: PROINFO INTEGRADO
Olá Cursistas do Proinfo Integrado
Vídeo aula composta em duas partes para auxiliá-los no
1º acesso ao ambiente AVA Proinfo.
Acesso ao AVA Proinfo : Vídeo Aula 03
Comunicação: Fórum e Texto Coletivo: Vídeo Aula 04
Unidade 1:
Projetos
Alguns subsídios para a nossa reflexão:
Apostila:
http://e-proinfo.mec.gov.br/eproinfo/storage/modulos/384/43394/elaboracao_de_projetos_-_guia_do_cursista/Elaboracao_de_Projetos_cursista03/cursista03.html
Resgate Histórico
Resgate Histórico
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Educadores
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Síntese das ideais
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João Pestalozzi, nasceu
em Zuripe, Suíça em 1746 e faleceu e 1827. Foi um grande defensor da educação
pública. Quando era estudante ao ler Emilio de Rousseau teve o sentimento de
que a educação podia elevar os homens, desenvolvendo uma educação com afeto.
Para Pestalozzi, os sentimentos tinham o poder de despertar o processo de
aprendizagem autônoma na criança. Defendeu a importância de desenvolver uma educação
voltada para os interesses e necessidades das crianças, valorizando a
experimentação prática.
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O alemão Friedrich Froebel (1782 a 1852),
viveu na Prússia. Suas ideias reformularam a educação, ele foi um dos
primeiros educadores a considerar o início da infância como uma fase de
importância decisiva na formação das pessoas – ideia hoje
consagrada pela psicologia, ciência da qual foi precursor. A essência de sua
pedagogia são as idéias de atividade e liberdade. Defendeu a importância
de desenvolver uma educação voltada para os interesses e necessidades das
crianças, valorizando a experimentação prática.
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O educador belga Ovide Decroly nasceu em
1871 e morreu em 1932. Sua obra educacional destaca-se pelo valor que colocou
nas condições do desenvolvimento infantil Entendia que as crianças deveriam
ter contato com o conhecimento de maneira global, ao contrário dos conteúdos
fracionados dos currículos escolares.
Apontou a necessidade de trabalhar com os métodos
ativos. Decroly criou os “centros de interesses”, nos quais os alunos
escolhiam o que desejavam aprender, construído o próprio currículo a partir
de suas curiosidades e interesses.
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Maria Montessori nasceu na Itália, em 1870,
e morreu em 1952. Educadora e também formada em medicina, iniciou um trabalho
com crianças com deficiências, vindo posteriormente a experimentar em
crianças de evolução regular, os mesmos procedimentos e materiais. Apontou a
necessidade da atividade livre e da estimulação sensório-motora. O Material
Dourado é um dos muitos materiais idealizados pela Montessori para o trabalho
com matemática. Apontou a necessidade de trabalhar com os métodos
ativos.
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John Dewey (1859-1952), nasceu nos Estados
Unidos, tornou-se um dos maiores pedagogos americanos, contribuindo
intensamente para a divulgação dos princípios do que se chamou de Escola
Nova. Não aceitava a educação pela instrução e propunha a educação pela ação;
criticava a educação tradicional e a ênfase dada à memorização. Defendia uma
educação com a finalidade de propiciar à criança condições para que
resolvesse, por si própria, os seus problemas, tendo o conceito de
experiência como fator central de seus pressupostos.
William Kilpatrick, discípulo de Dewey, nasceu nos EUA em 1871 e é considerado um dos
mais destacados pedagogos contemporâneos. Para ele, as atividades escolares
deveriam ser desenvolvidas em forma de projetos, a fim de que a escola se
tornasse um espaço de vida e de experiência; uma escola onde os alunos fossem
ativos.
A década de 20, Dewey e Kilpatrick enfatizaram
a importância da escola ser um espaço vivo e aberto para a realidade,
defendendo que as crianças adquiram experiência e conhecimento pela resolução
de problemas práticos, em situações sociais. Dewey criou a escola ativa,
fundamentada na motivação e no interesse espontâneo dos alunos para a
descoberta, por meio da experiência pessoal e das informações que serão
assimiladas. Um dos princípios da teoria de Dewey que nos dias atuais vem
sendo bastante destacada nas propostas pedagógicas é o aprender-fazendo
experiências que o aluno ativamente pode se envolver com a própria
aprendizagem. Dewey foi o grande sistematizador da Pedagogia de Projetos
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Celestin Freinet nasceu na França em 1896 e
viveu na sua terra natal até a sua morte, em 1966. Foi crítico da escola
tradicional e criou uma pedagogia do trabalho, dando ênfase aos estudos de
campo e a produção do jornal feito em sala de aula. Para ele, a atividade é o
que orienta a prática escolar e o objetivo final da educação é formar
cidadãos para o trabalho livre e criativo, capaz de dominar e transformar o
meio e emancipar quem o exerce.
A década de 30, Célestin Freinet,
propôs uma pedagogia de busca e de experiências, favorecendo a criança um
papel ativo voltado para o trabalho e atividade em grupo, vivenciando
situações de cooperação e a pesquisa do meio, bem como o envolvimento do
aluno em atividades/projetos criativos.
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O educador brasileiro Freire,
mundialmente conhecido, na década de 60, foi responsável por introduzir o
debate político e a realidade sociocultural no processo escolar com a
educação libertadora e os denominados temas geradores . Para
Freire o ato de conhecer tem como pressuposto fundamental a cultura do
educando, não para cristalizá-la, mas como ponto de partida para que ele
avance na leitura do mundo, compreendendo-se como sujeito da história.
Enfatiza o diálogo entre o conhecimento que o aluno traz, enquanto sujeito
histórico, e a construção de um saber. Os fundamentos da pedagogia de Freire
humanista e emancipatória orientam o professor para o desenvolvimento de estratégias
pedagógicas que privilegiem a indagação, a curiosidade, a busca do rigor
científico e a reflexão crítica do aluno.“...ensinar não é transferir
conhecimento, mas criar possibilidades para a sua própria produção ou a sua
construção” ( FREIRE , 1996, p. 52).
Paulo Freire nasceu em Recife em 1921 e
faleceu em 1997. É considerado um dos grandes pedagogos da atualidade e
respeitado mundialmente. Freire, autor da pedagogia do oprimido. Criticou a
educação bancária onde o professor age como quem deposita conhecimento num
aluno apenas receptivo. Enfatizou a importância de despertar a curiosidade do
aluno, a reflexão, a indagação e autonomia para aprender.
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Jean Piaget
nasceu em Neuchâtel, Suíça, em 1896 1896 e faleceu em 1980. Aos 10 anos publicou seu primeiro
artigo científico. Em 1924, publicou o primeiro de mais de 50 livros, ‘A
Linguagem e o Pensamento na Criança’.
A partir dos anos 80 e 90, o conceito de Projeto
se evidencia no cenário educacional com uma nova dimensão, sendo em parte
reflexo dos estudos da teoria construtivista de Piaget, a qual
explica o processo de aprendizagem e a aquisição dos conhecimentos.
Para
Piaget o conhecimento é construído pelo sujeito, no contexto das interações
com outras pessoas e/ou objetos. A construção se dá por meio de dois
processos fundamentais de inteligência: a assimilação e a acomodação ,
que são componentes de todo equilíbrio cognitivo.
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Fernando Hernández,
nascido na Espanha em 1957, é doutor em Psicologia e professor na
Universidade de Barcelona. Tem 52 anos e a mais de 20 anos se dedica a lutar
pela inserção dos projetos de trabalho na escola. Para o autor, o
entendimento de Projetos como forma de aprender a pensar criticamente, leva a
dar significado à informação, analisá-la, planejar ações e resolver
problemas. O projeto considerado como um ato problematizador pode contribuir
para o desenvolvimento do raciocino do aluno, na formulação de suas
hipóteses, pondo à prova suas próprias conclusões.Nos ano 90 Fernando
Hernández propõe, na Espanha, um currículo integrado e o
desenvolvimento de projetos de trabalho repercutindo no Brasil nas novas
propostas de orientação curriculares. Hernandez alerta que para trabalhar com
projeto não basta o aluno gostar de um determinado tema, é preciso que o tema
seja instigador para o aluno e desperte sua curiosidade por novos
conhecimentos. O trabalho por projeto passa a ser adotado em várias escolas,
porém com um novo significado, pois Hernández (1998) aponta
que o projeto não deve ser visto como uma opção puramente metodológica, mas
como uma maneira de repensar a função da escola, o ensino e a aprendizagem.
Essa compreensão é fundamental porque aqueles que buscam apenas conhecer os
procedimentos e os métodos para desenvolver projetos acabam se frustrando,
pois não existe um modelo ideal, pronto e acabado que dê conta da
complexidade que envolve a realidade de sala de aula e do contexto escolar.
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Lev Semenovitch
Vygotsky nasceu em 1896 em Orsha, A parte mais conhecida da extensa obra
produzida por Vygotsky em seu curto tempo de vida converge para o tema da
criação da cultura. Aos educadores interessa em particular os estudos sobre
desenvolvimento intelectual. Vygotsky atribuía um papel preponderante às
relações sociais nesse processo, tanto que a corrente pedagógica que se
originou de seu pensamento é chamada de socioconstrutivismo ou
sociointeracionismo.
O conceito da zona proximal de
desenvolvimento ( ZPD ) da teoria de Vygotsky pode orientar
a mediação do professor no processo de aprendizagem do aluno, considerando
inclusive a sua historicidade. O contexto da escola, por ser essencialmente
social, indica que a mediação é desempenhada tanto pelo professor, que tem a
intencionalidade pedagógica, como por outros profissionais da escola, pela
própria instituição, pelos colegas. Assim, todos podem aprender e ensinar uns
com os outros. A mediação do professor é importante também para que os
conteúdos envolvidos no projeto sejam compreendidos e sistematizados para que
o aluno possa formalizar os conhecimentos colocados em ação. Desse modo, por
meio da mediação, o professor pode compreender os conhecimentos que os alunos
trazem do cotidiano, ajudá-los a inter-relacionar com outros conhecimentos
mobilizados no projeto e chegar à construção de conhecimentos científicos,
que se constitui finalidade da escola na perspectiva da formação integral do
aluno. A mediação traduz na prática pedagógica do professor, a intencionalidade
e o comprometimento com a qualidade de aprendizagem do aluno, favorecendo-lhe
que além da experimentação, da descoberta, a sua ação seja refletida,
compreendida formalizada para que atinja outros níveis de desenvolvimento e
de estruturas cognitivas majorantes.
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http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod84666/conteudo/unidade_1/home.html
Imagens da Internet
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