A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.

Paulo Freire

Curso Int. Educ. Digital

Introdução à Educação Digital



Objetivo:

Capacitar os professores para que possam multiplicar nas suas redes municipais, o Curso Introdução à Educação Digital – 40 horas, de acordo com o Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – Proinfo Integrado do Ministério da Educação e Cultura.

Objetivos Específicos:
  • Conceituar tecnologia e mídias digitais, analisando e reconhecendo o impacto, o potencial e a complexidade da sua inserção na prática pedagógica e em sociedade;
  • Adquirir competências básicas para o manejo dos recursos mais atuais do computador;
  • Tornar consciência do papel das redes digitais na promoção dos processos cooperativos de trabalho e aprendizagem.
Conteúdos:
  • Tecnologia no cotidiano: desafios à inclusão digital;
  • Navegação, pesquisa para na Internet e segurança na rede;
  • Blogs: o quê? Para quê? Como?
  • Elaboração e edição de textos
  • Cooperação (ou interação na rede);
  • Cooperação pressupõe diálogo!
  • Slides digitais na escola;
  • Resolução de Problemas eletrônicos
  • Planejamento e apresentação de projetos

Unidade 1

Texto:
Por que precisamos usar a tecnologia na escola? 
As relações entre a escola, a tecnologia e a sociedade
                                                                                  Por Edla Ramos


Assista os vídeos:
http://ntm-cachoeiradosul.blogspot.com.br/p/videos.html

  • Criança – a alma do negócio: este é um trailler do documentário de Estela Renner e Marcos Nisti sobre publicidade, consumo e infância. Convida você a refletir sobre seu papel dentro deste cenário e sobre o futuro da infância;
  • Viciado em world of warcraft: é possível, literalmente, ficar viciado em um jogo de computador? Segundo os autores deste vídeo, é possível sim;
  • Fases da Revolução Industrial: aula de História destinada a alunos do Ensino Fundamental, produzida pela Profa. Alessandra Nóbrega;
  • O impacto da tecnologia da informação na vida social: reportagem do canal Futura abrangendo diversos impactos das TIC nas nossas vidas. Tem um conteúdo mais otimista;
  • Ladislau Dowbor – Educação e tecnologia: parte inicial de uma longa entrevista à Rede Vida que argumenta que, frente à explosão atual do universo do conhecimento e das tecnologias correspondentes, a escola tem de repensar o seu papel. A visão do entrevistado é que precisamos de uma escola um pouco menos lecionadora. Se desejar ver o restante da entrevista, ela está disponível, em várias partes, no site do YouTube.



FÓRUM - Participe!

Atividade 1.1



Unidade 2

Pesquisa Avançada na Web

Quando procuramos algo em um Site de Busca - Google, por exemplo – normalmente somos levados a um grande número de páginas - com inúmeros links - e, aparentemente abordando o assunto em questão. Tal situação, na maioria das vezes, a partir da terceira ou quarta página, já não nos direciona “exatamente” para o assunto que estamos tentando pesquisar.

Visando diminuir consideravelmente este fato, podemos utilizar alguns artifícios na hora de digitarmos o "Tema/Assunto" da nossa pesquisa.

Os vídeos disponíveis nos LINKS abaixo, nos mostram algumas destas maneiras. Experimente... temos certeza que suas pesquisas “nunca mais” serão as mesmas!
               Assistir os vídeos na barra vídeos - Unidade 2             http://ntm-cachoeiradosul.blogspot.com.br/p/videos.html
Atividade à distância  - 02
Em grupos prepare um plano de aula para ser usado na Sala de Aula Digital com sua turma. 
Apresentação da atividade: próximo encontro.
Cartilha:
O uso responsável da internet
acesse o link
Vídeos:
Navegar é preciso
Breve apresentação da história da Internet e dos principais serviços. Introduz a questão dos problemas de segurança na rede introduz o conceito de firewall 
Os invasores
Breve apresentação da origem do vírus. Apresentação dos principais tpos de programas maliciosos: vírus, cavalos de troia, worms, bots, spywares, keyloggers, screenloggers.
Spam
Explica o que é um spam, diferentes formatos de e-mails considerados spam e os malefícios que provocam.
A defesa
Aborda estratégias gerais de defesa contra programas e ações maliciosas na rede.
Link dos vídeos:
Elaboração e Edição de Textos
                                                        
          Resumos das atividades:
  • Refletir sobre a leitura digital e escrita;
  • Desenvolver habilidades para utilização do editor de texto.
Editores de texto são aplicativos que permitem criar documentos de textos, com as formatações necessárias, com numerações, cabeçalhos e rodapés. Permite ainda adicionar ao texto, figuras e imagens fotográficas, além de gráficos e tabelas. Vamos aprender o uso Broffice.org Writer o editor de texto do Sistema Educacional Linux.
Atividade:
Atividade Writer
1. Crie em seu disco local uma nova pasta chamada ATIVIDADES_NOME.
2. Crie um novo documento do Writer e copie o seguinte texto: selecione todo o texto do blog, copie e cole no documento que você criou.
Poema: A arte de ser feliz
A arte de ser feliz
Houve um tempo em que minha janela se abria sobre uma cidade que parecia ser feita de giz.
Perto da janela havia um pequeno jardim quase seco.
Era uma época de estiagem, de terra esfarelada, e o jardim parecia morto.
Mas todas as manhãs vinha um pobre com um balde, e, em silêncio, ia atirando com a mão umas gotas de água sobre as plantas.
Não era uma rega: era uma espécie de aspersão ritual, para que o jardim não morresse.
E eu olhava para as plantas, para o homem, para as gotas de água que caíam de seus dedos magros e meu coração ficava completamente feliz.
Às vezes abro a janela e encontro o jasmineiro em flor.
Outras vezes encontro nuvens espessas.
Avisto crianças que vão para a escola.
Pardais que pulam pelo muro.
Gatos que abrem e fecham os olhos, sonhando com pardais.
Borboletas brancas, duas a duas, como refletidas no espelho do ar.
Marimbondos que sempre me parecem personagens de Lope de Vega.
Ás vezes, um galo canta.
Às vezes, um avião passa.
Tudo está certo, no seu lugar, cumprindo o seu destino.
E eu me sinto completamente feliz.
Mas, quando falo dessas pequenas felicidades certas, que estão diante de cada janela, uns dizem que essas coisas não existem, outros que só existem diante das minhas janelas, e outros, finalmente, que é preciso aprender a olhar, para poder vê-las assim.
                                                                                                                    Cecília Meireles
3. Salve o documento com o nome de Atividade1.doc dentro da pasta criada anteriormente.
4. No texto, realize a seguinte formatação:
a) Selecione todo o texto e formate-o em fonte Arial, tamanho 12 e alinhamento justificado;
b) Selecione apenas o título, centralize-o e formate-o em fonte Arial, tamanho 14, com estilo negrito, com o efeito sombra, sublinhado: Onda dupla, com Palavras individuais, na cor “vermelho claro” para o sublinhado e “verde 5” para a fonte;
c) Selecione todo o texto (CTRL + A) e formate-o com espaçamento de linha 1,5 linha;
d) Selecione a primeira letra do primeiro parágrafo e formate-a em capitular;
e) Insira um cabeçalho com o texto:
Curso Introdução à Educação Digital”
Atividade avaliativa Writer – Nome:
formatado em Arial, tamanhos 12 e 11 respectivamente, com alinhamento centralizado e plano de fundo cinza 10%. Coloque borda na parte inferior do cabeçalho;
f) Insira no texto uma figura qualquer e coloque bordas de 0,5pt, com Quebra Automática: Ideal e espaçamento esquerdo de 0,30 cm;
g) Formate a página com margem superior de 3cm, inferior de 2cm, margem esquerda de 3cm e margem direita de 2cm e também configure o formato do papel para A4(21cm x 29,7cm);
h) Selecione o texto “Poema: A arte de ser feliz” e insira um hyperlink para http://pensador.uol.com.br/cecilia_meireles_poemas/
i) Insira uma tabela com duas colunas e cinco linhas (2 x 5);
j) Selecione a primeira linha da tabela e faça a mesclagem das células. Repita o mesmo procedimento com a última linha;
l) Formate as bordas externas da tabela com borda de 2,5pt na cor “Vermelho claro”;
m) Formate as bordas internas da tabela com borda simples de 1pt na cor “Verde 5”.
n) Selecione toda a tabela e formate a altura das linhas em 1cm;
o) Selecione toda a tabela e formate-a com alinhamento horizontal: centralizado e alinhamento vertical: No meio;
p) Digite os textos conforme a imagem abaixo:
Cabeçalho da tabela
Linha 1, coluna 1
Linha 1, coluna 1
Linha 2, coluna 2
Linha 2, coluna 2
Linha 3, coluna 3
Linha 3, coluna 3
Rodapé da tabela
q) Salve novamente o documento (comando Salvar) e visualize a página;
r) Exporte o documento para PDF na pasta chamada ATIVIDADES_Nome com o seguinte nome: atividade2_seunome.pdf. Após, envie os 2 documentos para avaliação do professor (doc e pdf) para ntmcachoeiradosul@gmail.com.
Obs.: Somente serão aceitas para avaliação as atividades que tiverem sido enviados os arquivos nos formatos doc e pdf.

Unidade 3

BLOGS: POR QUÊ? PARA QUÊ? COMO?

“Talvez seja este o sentido mais exato da alfabetização: aprender a escrever a sua vida como autor e como testemunha da história, isto é, biografar-se, existencializar-se, historicizar-se.” (FIORI apud FREIRE; GUIMARÃES, 1987, p. 10).
 http://usodosblogsflogsewebquestnaeducao.blogspot.com/
Objetivos de aprendizagem desta Unidade de Estudo e Prática:
  • Reconhecer as principais características dos blogs;
  • Construir um repertório inicial sobre as possibilidades de escrita digital nos blogs;
  • Realizar o processo minimamente necessário para criação de um blog, percebendo algumas das suas possibilidades de ajustes e configurações;
  • Refletir sobre o papel dos blogs, a aprendizagem e a comunicação;
  • Compreender o papel dos blogs na comunicação da era digital.
            Atividade:
  1. Crie seu blog. 
  2. Faça a primeira postagem.
  3. Envie o endereço do seu blog por e-mail. 
  4. Navegue pelos blogs indicados na página 120 do livro
Curso de Blogs - Videoaulas..........CMI - Bragantina/SP (por Michel Fabiano)


Aula 1 



Aula 2




Aula 3 



Aula 4 


Aula 5 


Aula 6 


Aula 7  


Aula 8 


 Aula 9 
                                          Unidade 5
Cooperação (ou interação) na rede?
Objetivos de aprendizagem desta Unidade de Estudo e Prática
*      Refletir sobre a importância da cooperação no aprendizado, tomando consciência do papel das redes digitais na promoção dos processos cooperativos de trabalho e aprendizagem;
*      Compreender a estruturação e o alcance social e econômico de algumas das principais ferramentas de produção e/ou veiculação de conteúdo digital (wikis, youtube etc.);
*      Refletir sobre a importância destas ferramentas na construção de novas práticas pedagógicas;
*      Habilitar-se a incluir a postagens de vídeos no seu Blog.
O papel das redes digitais na promoção dos processos cooperativos de trabalho de aprendizagem.
   Atividades do encontro:
  • Perceber a importância da cooperação na rede para o aprendizado;
  • Conhecer algumas ferramentas de produção cooperativa;
  • Adicionar um vídeo (tema internets) a uma postagem no seu blog.
A palavra cooperar significa agir ou trabalhar junto com outro ou outros para um fim comum; colaborar. (Dicionário - Michalles). A utilização da rede de comunicação nas práticas pedagógicas contribui no aprendizado do aluno. A cooperação na rede permite aos professores, alunos e a comunidade compartilhar de modo significativo informações/conhecimentos, e assim criar uma nova realidade na escola.
Sugestões de sites cooperativos:
Vídeos Youtube:
http://www.youtube.com/ Enciclopédia Livre - Wikipédia:
COOPERAÇÃO NA REDE
Como cooperar ou interagir na rede??????????? 
São vários os aspectos que potencializam o uso de softwares na educação como:
CHAT: conversação, bate-papo
WIKI: a facilidade de acesso, a possibilidade de construir hipertextos de forma conjunta.
FÓRUM: constante interatividade e oportunidade de diálogos (chat), a possibilidade de discutir assuntos pertinentes. 
BLOG: possibilidade de compartilhar com colegas e professores assuntos importantes para a formação de determinado conhecimento.
YOU TUBE: compartilhamento de vídeos

Saiba mais sobre o Google Docs Acesse o link => http://www.eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod85411/flash/158_163.pdf
Unidade 6

Cooperação pressupõe diálogo

 Resumos das atividades:

  • Compreender a estruturação de algumas das principais   ferramentas de comunicação digital (bate-papo, e-mail, fóruns e listas de discussão, redes sociais);
"As possibilidades de interação oferecidas pela estrutura de comunicação da Internet criam uma rede de intervenções entre os participantes, que combina trocas cognitivas,afetivas, metacognitivas e sociais"(RAMOS, el.at., 2009).
Netiqueta: boas maneiras virtuais
Correntes, spam, formas de escrever... Veja dicas para uma boa comunicação pela web. Boa educação vale em qualquer situação. Não é porque a comunicação também se tornou virtual que essa máxima deixa de valer na hora de conversar por email. Confira preciosas dicas de etiqueta e bons modos na hora de se comunicar na web. [Fonte: Olhar Digital]
Unidade 7 Apresentação de Slides Digitais na Escola
Objetivos de aprendizagem
- Identificar características da linguagem visual e os princípios de diagramação e design que devem estar presentes ao preparar uma apresentação;
- Conhecer os recursos básicos do site Slideshare;
- Identificar a importância e as etapas do planejamento de uma apresentação de slides;
- Refletir sobre os efeitos que uma apresentação produz sobre os participantes e sobre sua aprendizagem, mas especificamente, analisar qual a importância da autoria destas apresentações de slides na aprendizagem;
- Compreender os princípios de construção de uma imagem digital, identificando os prinicipais formatos de compressão utilizados e suas características mais importantes;
- Aplicar alguns dos recursos de tratamento de imagens incluídos no BrOffice Writer e BrOffice Impress.
Reflexão:
  • Características da linguagem visual e os princípios de diagramação e design que devem estar presentes ao preparar uma apresentação.
  • O papel de imagens na apresentação de slides.
  • Importância e etapas do planejamento de uma apresentação de slides.  
Atividade:
    -Criar uma apresentação de slides :
    Tema: Tecnologias que existentes em nossas escolas.
    Unidade 8Resolução de Problemas Eletrônicos  OpenOffice.org Planilha Eletrônica (Calc)
              Objetivos de aprendizagem
    • Adquirir a habilitar-se a usar as principais funções das planilhas eletrônicas.
    • Identificar o potencial das ferramentas do aplicativo OpenOffice.org Planilha Eletrônica (Calc) na sistematização, descrição e análise de dados.
    • Identificar o tipo de categoria de problemas que pode ter solução potencializada com o uso das planilhas de cálculo.
    • Apontar algumas das principais vantagens das planilhas no aprendizado da matemática.
    "O que é uma planilha? É simplesmente uma folha na qual é registrado um grande número de informações, boa parte delas numéricas, numa disposição em linhas e colunas""(RAMOS, el.at., 2009).
    O uso das planilhas nas escolas contribui para viabilizar atividades envolvendo um maior número de dados e informações. É uma ferramenta importante para a organização de dados e pesquisa. Na gestão escolar, as planilhas eletrônicas podem ser utilizadas em várias situações: horários de aulas, registros de notas, orçamentos, controles de estoque, cadastros de dados de alunos, entre outros.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário