A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.

Paulo Freire

Escola Ativa


PROGRAMA ESCOLA ATIVA - MÓDULO VI
 
TEMA: Introdução às novas Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação do Campo.

Cronograma da Formação:
MANHÃ
1º MOMENTO – Acolhida: Boas Vindas
Apresentação e debate do Vídeo: “Viciados em dados”.

2º MOMENTO – Oficina 1: Aproximando-se do computador e do Linux Educacional.
3º MOMENTO – Oficina 2: Algumas atividades pedagógicas com o uso de vídeos e áudios.

TARDE
1º MOMENTO – Oficina 3:  Atividades pedagógicas com o uso de jogos (G Compris).
2º MOMENTO – Oficina 4: Atividades pedagógicas com o uso do TuxPaint para compor desenhos no computador.
MOMENTO – Relato de experiências.


 Atividades na Modalidade a Distância:

FÓRUM - Participe!
Atividade à distância


- Fórum 1: Comente o vídeo "Viciados por dados".

- Fórum 2:
Construa um Plano de Aula envolvendo o uso de jogos do Linux Educacional e outros recursos multimídia. Depois, responda:

1. Qual o valor do jogo nas práticas pedagógicas? Quando e como os jogos podem ser utilizados?

2. O TuxPaint tem potencial para contribuir na ação de pedagógica do educador da Escola Ativa?

3. Você tem experiência com a utilização de vídeo e áudio em atividades de ensino e aprendizagem. Quais?  

4. De acordo com o Vídeo Help Desk – fale sobre o uso das tecnologias e relate como são utilizados os PC nas escolas do campo ou como você imagina que será a recepção dos computadores pelos educandos do Programa Escola Ativa.


 OBS. As atividades deverão ser postadas no Blog até o dia 30/11.



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