A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.

Paulo Freire

Curso I.E.D. 60horas

NOVO:
Curso Introdução à Educação Digital  
 60 horas





Orientações para cadastro no E-proinfo










Apostila do Curso









Cadastro e-proinfo: 



Mechendo no E-proinfo:






Vídeo Aula: Proinfo Integrado


Olá Cursistas do  Proinfo Integrado
  
Vídeo aula composta em duas partes para auxiliá-los no 
1º acesso ao ambiente  AVA Proinfo.

As vídeo aulas estão disponíveis também no Youtube pelo Links:


Acesso ao AVA Proinfo : Vídeo Aula 03


Comunicação: Fórum e Texto Coletivo: Vídeo Aula 04


UNIDADES

       Unidade 1

        OBJETIVOS:
  • Compreender a necessidade de refletir sobre as questões que antecedem às decisões relativas à inserção das TIC na sua prática pedagógica, percebendo a diversidade e a complexidade da temática Inclusão Digital.
  • Formar uma ideia inicial a respeito das potencialidades de processamento de informação das tecnologias digitais.
  • Familiarizar-se com os recursos mais básicos do computador: uso do mouse e teclado, identificação dos itens do desktop e uso de editores de textos simples.
  • Conceituar o que é um computador, identificando seus principais componentes, distinguindo função, capacidade/performance dentre outros aspectos.
  • Conceituar software, hardware e sistema operacional distinguindo a política de software livre com a concomitante valorização dos seus princípios para uma educação cidadã.
  • Familiarizar-se com o uso de fóruns de discussão e com a navegação em conteúdo da Internet.
  • Ampliar sua compreensão sobre as possibilidades de comunicação disponíveis com as TICs.




   ROTEIRO DE ATIVIDADES



 MAPA CONCEITUAL DO TEXTO DA EDLA RAMOS




Unidade 1

Texto:
Por que precisamos usar a tecnologia na escola? 

As relações entre a escola, a tecnologia e a sociedade
                                                                                  Por Edla Ramos


Assista os vídeos:
http://ntm-cachoeiradosul.blogspot.com.br/p/videos.html 

  • Criança – a alma do negócio: este é um trailler do documentário de Estela Renner e Marcos Nisti sobre publicidade, consumo e infância. Convida você a refletir sobre seu papel dentro deste cenário e sobre o futuro da infância;
  • Viciado em world of warcraft: é possível, literalmente, ficar viciado em um jogo de computador? Segundo os autores deste vídeo, é possível sim;
  • Fases da Revolução Industrial: aula de História destinada a alunos do Ensino Fundamental, produzida pela Profa. Alessandra Nóbrega;
  • O impacto da tecnologia da informação na vida social: reportagem do canal Futura abrangendo diversos impactos das TIC nas nossas vidas. Tem um conteúdo mais otimista;
  • Ladislau Dowbor – Educação e tecnologia: parte inicial de uma longa entrevista à Rede Vida que argumenta que, frente à explosão atual do universo do conhecimento e das tecnologias correspondentes, a escola tem de repensar o seu papel. A visão do entrevistado é que precisamos de uma escola um pouco menos lecionadora. Se desejar ver o restante da entrevista, ela está disponível, em várias partes, no site do YouTube.




Para 
Leitura dá página 45 (Refletir)até o final da Unidade 1

Importante:

Acessar:
- Computador que máquina é essa
- História dos números
- Hardware e software

Para refletir: icone_para_refletir.png
Depois que vocês já tiverem discutido no fórum, que tal refletir um pouco sobre: que diferenças você percebe entre a discussão presencial e a discussão realizada no fórum? Não seria bacana conversar a respeito disso e registrar suas conclusões num cartaz para publicar no corredor da escola?Assim você compartilha com outros colegas a respeito da sua experiência.
Para que possamos entender preliminarmente como funciona o computador, precisamos compreender que o que ele faz é, basicamente, processar informações.
Preparamos a animação “Computador: que máquina é essa?” para iniciar os estudos dessa temática.
Sugerimos ainda que assista aos vídeos da TV Escola, da Série Bits e Bytes que também apresentam esses conceitos básicos:


Unidade 2

Pesquisa Avançada na Web

Quando procuramos algo em um Site de Busca - Google, por exemplo – normalmente somos levados a um grande número de páginas - com inúmeros links - e, aparentemente abordando o assunto em questão. Tal situação, na maioria das vezes, a partir da terceira ou quarta página, já não nos direciona “exatamente” para o assunto que estamos tentando pesquisar.

Visando diminuir consideravelmente este fato, podemos utilizar alguns artifícios na hora de digitarmos o "Tema/Assunto" da nossa pesquisa.

Os vídeos disponíveis nos LINKS abaixo, nos mostram algumas destas maneiras. Experimente... temos certeza que suas pesquisas “nunca mais” serão as mesmas!
               Assistir os vídeos na barra vídeos - Unidade 2             http://ntm-cachoeiradosul.blogspot.com.br/p/videos.html


Unidade 4


Elaboração e Edição de Textos


                                                        
          Resumos das atividades:
  • Refletir sobre a leitura digital e escrita;
  • Desenvolver habilidades para utilização do editor de texto.
Editores de texto são aplicativos que permitem criar documentos de textos, com as formatações necessárias, com numerações, cabeçalhos e rodapés. Permite ainda adicionar ao texto, figuras e imagens fotográficas, além de gráficos e tabelas. Vamos aprender o uso Broffice.org Writer o editor de texto do Sistema Educacional Linux.




Atividade:

Atividade Writer
1. Crie em seu disco local uma nova pasta chamada ATIVIDADES_NOME.
2. Crie um novo documento do Writer e copie o seguinte texto: selecione todo o texto do blog, copie e cole no documento que você criou.

Poema: A arte de ser feliz

A arte de ser feliz
Houve um tempo em que minha janela se abria sobre uma cidade que parecia ser feita de giz.
Perto da janela havia um pequeno jardim quase seco.
Era uma época de estiagem, de terra esfarelada, e o jardim parecia morto.
Mas todas as manhãs vinha um pobre com um balde, e, em silêncio, ia atirando com a mão umas gotas de água sobre as plantas.
Não era uma rega: era uma espécie de aspersão ritual, para que o jardim não morresse.
E eu olhava para as plantas, para o homem, para as gotas de água que caíam de seus dedos magros e meu coração ficava completamente feliz.
Às vezes abro a janela e encontro o jasmineiro em flor.
Outras vezes encontro nuvens espessas.
Avisto crianças que vão para a escola.
Pardais que pulam pelo muro.
Gatos que abrem e fecham os olhos, sonhando com pardais.
Borboletas brancas, duas a duas, como refletidas no espelho do ar.
Marimbondos que sempre me parecem personagens de Lope de Vega.
Ás vezes, um galo canta.
Às vezes, um avião passa.
Tudo está certo, no seu lugar, cumprindo o seu destino.
E eu me sinto completamente feliz.
Mas, quando falo dessas pequenas felicidades certas, que estão diante de cada janela, uns dizem que essas coisas não existem, outros que só existem diante das minhas janelas, e outros, finalmente, que é preciso aprender a olhar, para poder vê-las assim.
                                                                                       Cecília Meireles


3. Salve o documento com o nome de Atividade1.doc dentro da pasta criada anteriormente.
4. No texto, realize a seguinte formatação:
a) Selecione todo o texto e formate-o em fonte Arial, tamanho 12 e alinhamento justificado;
b) Selecione apenas o título, centralize-o e formate-o em fonte Arial, tamanho 14, com estilo negrito, com o efeito sombra, sublinhado: Onda dupla, com Palavras individuais, na cor “vermelho claro” para o sublinhado e “verde 5” para a fonte;
c) Selecione todo o texto (CTRL + A) e formate-o com espaçamento de linha 1,5 linha;
d) Selecione a primeira letra do primeiro parágrafo e formate-a em capitular;
e) Insira um cabeçalho com o texto:
Curso Introdução à Educação Digital”
Atividade avaliativa Writer – Nome
formatado em Arial, tamanhos 12 e 11 respectivamente, com alinhamento centralizado e plano de fundo cinza 10%. Coloque borda na parte inferior do cabeçalho;
f) Insira no texto uma figura qualquer e coloque bordas de 0,5pt, com Quebra Automática: Ideal e espaçamento esquerdo de 0,30 cm;
g) Formate a página com margem superior de 3cm, inferior de 2cm, margem esquerda de 3cm e margem direita de 2cm e também configure o formato do papel para A4(21cm x 29,7cm);
h) Selecione o texto “Poema: A arte de ser feliz” e insira um hyperlink parahttp://pensador.uol.com.br/cecilia_meireles_poemas/
i) Insira uma tabela com duas colunas e cinco linhas (2 x 5);
j) Selecione a primeira linha da tabela e faça a mesclagem das células. Repita o mesmo procedimento com a última linha;
l) Formate as bordas externas da tabela com borda de 2,5pt na cor “Vermelho claro”;
m) Formate as bordas internas da tabela com borda simples de 1pt na cor “Verde 5”.
n) Selecione toda a tabela e formate a altura das linhas em 1cm;
o) Selecione toda a tabela e formate-a com alinhamento horizontal: centralizado e alinhamento vertical: No meio;
p) Digite os textos conforme a imagem abaixo:
Cabeçalho da tabela
Linha 1, coluna 1
Linha 1, coluna 1
Linha 2, coluna 2
Linha 2, coluna 2
Linha 3, coluna 3
Linha 3, coluna 3
Rodapé da tabela
q) Salve novamente o documento (comando Salvar) e visualize a página;
r) Exporte o documento para PDF na pasta chamada ATIVIDADES_Nome com o seguinte nome: atividade2_seunome.pdf. Após, poste sua atividade no AMBIENTE E-PROINFO - Unidade 4 Elaboração e Edição de Textos - http://e-proinfo.mec.gov.br/ .

Obs.: Somente serão aceitas para avaliação as atividades que tiverem sido enviados os arquivos nos formatos doc e pdf.






Unidade 7Apresentação de Slides Digitais      na Escola
Objetivos de aprendizagem

- Identificar características da linguagem visual e os princípios de diagramação e design que devem estar presentes ao preparar uma apresentação;

- Conhecer os recursos básicos do site Slideshare;

- Identificar a importância e as etapas do planejamento de uma apresentação de slides;

- Refletir sobre os efeitos que uma apresentação produz sobre os participantes e sobre sua aprendizagem, mas especificamente, analisar qual a importância da autoria destas apresentações de slides na aprendizagem;

- Compreender os princípios de construção de uma imagem digital, identificando os prinicipais formatos de compressão utilizados e suas características mais importantes;

- Aplicar alguns dos recursos de tratamento de imagens incluídos no BrOffice Writer e BrOffice Impress.

Reflexão:
  • Características da linguagem visual e os princípios de diagramação e design que devem estar presentes ao preparar uma apresentação.
  • O papel de imagens na apresentação de slides.
  • Importância e etapas do planejamento de uma apresentação de slides.  
Atividade:
    -Criar uma apresentação de slides  para apresentar aos colegas no próximo encontro (pode ser duplas ou trios).
    E postar no Ambiente E-proinfo



    Tema: Tecnologias que existentes em nossas escolas.



    Apresentação multimídia 17 from Hálisson Brito Mendes Ferreira

    Unidade 3

    BLOGS: POR QUÊ? PARA QUÊ? COMO?

    “Talvez seja este o sentido mais exato da alfabetização: aprender a escrever a sua vida como autor e como testemunha da história, isto é, biografar-se, existencializar-se, historicizar-se.” (FIORI apud FREIRE; GUIMARÃES, 1987, p. 10).
     http://usodosblogsflogsewebquestnaeducao.blogspot.com/

    Objetivos de aprendizagem desta Unidade de Estudo e Prática:
    • Reconhecer as principais características dos blogs;
    • Construir um repertório inicial sobre as possibilidades de escrita digital nos blogs;
    • Realizar o processo minimamente necessário para criação de um blog, percebendo algumas das suas possibilidades de ajustes e configurações;
    • Refletir sobre o papel dos blogs, a aprendizagem e a comunicação;
    • Compreender o papel dos blogs na comunicação da era digital.

                Atividade:
    1. Crie seu blog. 
    2. Faça a primeira postagem.
    3. Publique  o endereço do seu blog no Fórum no  Ambiente E-proinfo. Comentando a importância de um Blog Educativo




    Curso de Blogs - Videoaulas..........CMI - Bragantina/SP (por Michel Fabiano)


    Aula 1 


    Aula 2



    Aula 3 



    Aula 4 


    Aula 5 


    Aula 6 


    Aula 7  


    Aula 8 


     Aula 9 
    Apostila da nova plataforma do Blogspot

    Vídeo aula nova plataforma do Blogspot






     Nova interface do Blogger: Um tutorial com a página de abertura.

    Como entrar no painel de controle do seu blog:

    É só clicar na casinha da página inicial do Blogger in Draft
    Você entra direto na visão geral de seu blog:

    Nova interface - Visão geral
    Eis o que significa cada ícone ou região da página:
    1. Link para a página inicial, do tipo http://draft.blogger.com/home.
    2. Clique aqui para fazer uma nova postagem.
    3. Clique aqui para entrar nas suas postagens.
    4. Clique aqui para visualizar o seu blog.
    5. Links para diversas áreas do painel de controle. E acima um link para criar uma nova postagem.
    6. Gráfico com as visualizações de páginas. (Apagado para que nenhum enxerido me encha o saco!).
    7. Notícias do Blogger com links para os dois blogs principais: Blogger Buzz eBlogger in Draft.
    8. Atualizações do seu blog, com o número de comentários a serem moderados, comentários publicados, suas visualizações do dia, postagens e seguidores.
    9. "Blogs interessantes recentes", o novo nome dos "Blogs of Note".
    10. Guia do Blogger, com links de tutoriais de suporte da plataforma.


    Várias dicas sobre Blog

    Vale a pena acessar:






    Ca blogs flogs_webquest from Mariá Pohlmann da Silveira



    Unidade 5

    Cooperação (ou interação) na rede?

    Objetivos de aprendizagem desta Unidade de Estudo e Prática

    *      Refletir a contribuição das redes digitais para a promoção de processos cooperativos de trabalho  e aprendizagem.
    *      Compreender a estruturação e o alcance social  das ferramentas veiculação de conteúdo digital, refletindo sobre suas contribuições na elaboração de novas práticas pedagógica.
    *      Habilitar-se a incluir a postagens de vídeos no seu Blog.


       Atividades do encontro:

    Atividade 5.1

    Fórum:
    Após as leituras no ambiente reflita e comente as  questões abaixo e também às postagens dos colegas.
    Questões:
    • O que caracteriza a sociedade atualmente está em consonância com o termo “Sociedade da Informação”?
    • Será que o computador irá substituir o professor?
    • Qual o papel do professor nesse novo contexto informacional?
    Link da atividade:
    Turma Manhã:

    Atividade 5.2
    • Perceber a importância da cooperação na rede para o aprendizado;
    • Conhecer algumas ferramentas de produção cooperativa;
    • Adicionar um vídeo (tema: Internet) a uma postagem no seu blog.

    A palavra cooperar significa agir ou trabalhar junto com outro ou outros para um fim comum; colaborar. (Dicionário - Michalles). A utilização da rede de comunicação nas práticas pedagógicas contribui no aprendizado do aluno. A cooperação na rede permite aos professores, alunos e a comunidade compartilhar de modo significativo informações/conhecimentos, e assim criar uma nova realidade na escola.

    Sugestões de sites cooperativos:
    Vídeos Youtube:
    http://www.youtube.com/ Enciclopédia Livre - Wikipédia:

    COOPERAÇÃO NA REDE
    Como cooperar ou interagir na rede??????????? 
    São vários os aspectos que potencializam o uso de softwares na educação como:
    CHAT: conversação, bate-papo
    WIKI: a facilidade de acesso, a possibilidade de construir hipertextos de forma conjunta.
    FÓRUM: constante interatividade e oportunidade de diálogos (chat), a possibilidade de discutir assuntos pertinentes. 
    BLOG: possibilidade de compartilhar com colegas e professores assuntos importantes para a formação de determinado conhecimento.
    YOU TUBE: compartilhamento de vídeos


    Saiba mais sobre o Google Docs Acesse o link => http://www.eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod85411/flash/158_163.pdf

    Unidade 6

    Cooperação pressupõe diálogo

     Resumos das atividades:

    • Compreender a estruturação de algumas das principais   ferramentas de comunicação digital (bate-papo, e-mail, fóruns e listas de discussão, redes sociais);
    "As possibilidades de interação oferecidas pela estrutura de comunicação da Internet criam uma rede de intervenções entre os participantes, que combina trocas cognitivas,afetivas, metacognitivas e sociais"(RAMOS, el.at., 2009).
    Netiqueta: boas maneiras virtuais
    Correntes, spam, formas de escrever... Veja dicas para uma boa comunicação pela web. Boa educação vale em qualquer situação. Não é porque a comunicação também se tornou virtual que essa máxima deixa de valer na hora de conversar por email. Confira preciosas dicas de etiqueta e bons modos na hora de se comunicar na web. [Fonte: Olhar Digital]

    Unidade 8Resolução de Problemas Eletrônicos OpenOffice.org Planilha Eletrônica (Calc)
              Objetivos de aprendizagem
    • Adquirir a habilitar-se a usar as principais funções das planilhas eletrônicas.
    • Identificar o potencial das ferramentas do aplicativo OpenOffice.org Planilha Eletrônica (Calc) na sistematização, descrição e análise de dados.
    • Identificar o tipo de categoria de problemas que pode ter solução potencializada com o uso das planilhas de cálculo.
    • Apontar algumas das principais vantagens das planilhas no aprendizado da matemática.
    "O que é uma planilha? É simplesmente uma folha na qual é registrado um grande número de informações, boa parte delas numéricas, numa disposição em linhas e colunas""(RAMOS, el.at., 2009).
    O uso das planilhas nas escolas contribui para viabilizar atividades envolvendo um maior número de dados e informações. É uma ferramenta importante para a organização de dados e pesquisa. Na gestão escolar, as planilhas eletrônicas podem ser utilizadas em várias situações: horários de aulas, registros de notas, orçamentos, controles de estoque, cadastros de dados de alunos, entre outros.



    Atividade 8.1
    No ambiente e-proinfo poste a tabela sugerida pelo formador.



    Um comentário: