A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.

Paulo Freire

CyberBullying



O Cyberbullying é um tipo de bullying melhorado. É a prática realizada através da internet que busca humilhar e ridicularizar os alunos, pessoas desconhecidas e também professores perante a sociedade virtual. Apesar de ser praticado de forma virtual, o cyberbullying tem preocupado pais e professores, pois através da internet os insultos se multiplicam rapidamente e ainda contribuem para contaminar outras pessoas que conhecem a vítima.

Os meios virtuais utilizados para disseminar difamações e calúnias são as comunidades, e-mails, torpedos, blogs e fotologs. Além de discriminar as pessoas, os autores são incapazes de se identificar, pois não são responsáveis o bastante para assumirem aquilo que fazem. É importante dizer que mesmo anônimos, os responsáveis pela calúnia sempre são descobertos.


Infelizmente os meios tecnológicos, seriam para melhorar e facilitar a vida das pessoas em todas as áreas  e estão sendo utilizados para menosprezar e insultar outras pessoas. Não existe um tipo de pessoa específica para ser motivo de insultos, sendo que a invasão do e-mail ou a exposição de uma foto já é o bastante. Em relação a colegas de escola e professores, as difamações são intencionadas e visam mexer com o psicológico da pessoa, deixando-a abatida e desmoralizada perante os demais.


As pessoas que praticam o cyberbullying são normalmente adolescentes sem limites, insensíveis, insensatos, inconsequentes e empáticos. Apesar de gostarem da sensação que é causada ao destruir outra pessoa, os praticantes podem ser processados por calúnia e difamação, sendo obrigados a disponibilizar uma considerável indenização.
Fonte: 
http://www.brasilescola.com/sociologia/cyberbullying.htm
 





 
Link da história “Brincadeira de Mau Gosto” 

Sugestão: 
O professor poderá imprimir a história em quadrinhos e disponibilizar para cada grupo um exemplar.

Com o objetivo de nortear a leitura e discussão da história em questão sugerimos o roteiro abaixo.


Roteiro de leitura 
  
1. Qual assunto abordado na história em quadrinhos?
2. O que as duas meninas estão fazendo diante do computador?
3. Todas as pessoas do colégio viram como os dois alunos estavam vestidos?
4. O que aconteceu com os meninos quando eles chegaram à escola?
5.  Vocês acham que eles ficaram tristes por estarem sendo expostos?
6.  Os meninos denunciaram as meninas para alguém? Quem?
7.  As meninas pediram desculpas aos meninos?
8.  Qual era o  título do trabalho que todos os alunos iriam fazer?
9.  Vocês acham que as meninas agiram de forma correta?
10. Caso um de vocês tivessem sido vítimas do Cyberbullying, vocês denunciaram a pessoa que praticou tal ato? Por quê?
11. O Cyberbullying é ilegal? Por quê? O que pode acontecer a quem comete tal ato?

Em seguida, cada grupo deverá elaborar uma frase sobre como utilizar a internet com responsabilidade.Essa frase deverá ser adicionada em panfleto a ser confeccionado na próxima atividade.

Atividade 4
Para finalizar a aula, cada grupo deverá elaborar panfletos informativos sobre o Cyberbullying, visando conscientizar os colegas sobre este ato de violência. Para isso, sugerimos que os alunos utilizem as informações dos resultados das pesquisas e das discussões desenvolvidas durante a aula. Feito isso, cada grupo deverá distribuir nas salas de aula o panfleto para que a informação sobre o Cyberbullying possa ser socializada.

Ao término da aula, é importante que todos os alunos tenham compreendido que o Cyberbullying é uma forma de violência virtual, e que a pessoa que sofre tal violência pode apresentar comprometimento na sua saúde psíquica, bem como na sua vida social, requerendo atenção e cuidados especializados. Além disso, que a pessoa que prática o Cyberbullying pode ser processada e condenada por tal ato.
Recursos Complementares
Em outra oportunidade, o professor poderá trabalhar com os alunos outras aulas publicadas no site do Portal do Professor com os alunos, cujos links estão abaixo:

Aula  “Violência na escola! Diga não !” 
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20795

Aula  “Bullying e a violência contra a pessoa com deficiência”
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23200
    
Os links abaixo se referem à Cyberbullying:
Avaliação
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam que o Cyberbullying é um ato de violência virtual que tem repercussões emocionais, sociais e para a saúde física da pessoa que é vítima de tal ação.

Temas para a pesquisa
  • Definição de Cyberbullying: o que é e quem são as vítimas.
  • Como funciona o Cyberbullying.
  • Exemplos de praticas de Cyberbullying.
  • Recursos que as pessoas utilizam para praticar o Cyberbullying.
  • Meios para combater o Cyberbullying.
  • Sinais de agressão em uma pessoa que sofreu o Cyberbullying.
  • Cyberbullying no Brasil.       

É importante que todos os temas sejam trabalhados por, pelo menos, uma dupla. Abaixo seguem sugestões de sites para a realização das pesquisas.       


Sugestão de sites para a pesquisa: 

http://www.eb23jcpires.net/moodle/file.php/1/Seguranca_na_Internet_Pais/O_que_o_Cyberbullying.pdf

http://www.brasilescola.com/sociologia/cyberbullying.htm

http://tecnologia.uol.com.br/seguranca/ultimas-noticias/2010/02/10/cyberbullying-preocupa-16-dos-jovens-brasileiros-diz-pesquisa.jhtm
  
http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1109595-5604,00-ESCOLA+DEBATE+CYBERBULLYING+COM+ESTUDANTES.html
 
http://pplware.sapo.pt/informacao/cyberbullying-o-que-como-combater/

http://opiniaoenoticia.com.br/vida/comportamento/cyberbullying-violencia-virtual/
   
Fonte:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28133




Um comentário:

  1. Boa Tarde!
    Adorei esse espaço! Pois ainda há muito o que se conversar sobre esse assunto que, infelizmente, ainda atinge tantas crianças.
    Certamente irei compartilhar algumas dicas.
    Parabéns pelos posts.

    ResponderExcluir